Educação das crianças baseada na empatia e no respeito

Numa altura em que muito se questiona o papel das escolas e das universidades na educação dos cidadãos, deparo-me com este documentário que acompanha um grupo de alunos, durante um ano, no Japão.

Neste documentário o Professor Toshiro Kamamore ensina os seus alunos, antes de mais, a serem felizes! Muito felizes! No entanto também ensina os mais pequenos a lidar com as suas emoções e a serem solidários com os seus companheiros. Na turma cria-se uma espírito incrível de solidariedade e empatia mútua. Assuntos delicados como a morte são discutidos e partilhados em forma de vivências e emoções. Abre-se naturalmente o caminho para que certas crianças libertem de uma forma natural as suas emoções retidas e não resolvidas.

As crianças aprendem e interiorizam valores pessoais e sociais, mas, muito mais importante, aprendem a dominar e a terem  “Poder de Encaixe” sobre as suas emoções.

Não será esta uma escola que ambicionamos ?

 

 

Os restantes partes do documentário podem ver no seguinte link do youtube.

Foto | Oyvind Solstad

Be Sociable, Share!

About The Author

Paulo

Other posts by

Author his web site

11

04 2011

2 Comments Add Yours ↓

The upper is the most recent comment

  1. 1

    A educação emocional, é a meu ver uma mais valia na vida das crianças, Sem dúvida que apoio a sua introdução na escola, trara muitas vantagens para o futuro dos alunos.

  2. Paulo #
    2

    Obrigado pelo seu comentário! Esta reportagem é verdadeiramente apaixonante!



Your Comment